12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Misericórdia tem projeto inovador no “Combate ao Isolamento” (c/som)

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa tem a funcionar desde o início do mês de fevereiro deste ano, o projeto “Combate ao Isolamento”.

Financiado através do Prémio BPI Seniores, “Combate ao isolamento” é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a idosos que se encontrem no seu domicílio, nas mais diversas áreas.

Em declarações à Rádio Campanário, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, Jorge Rosa, referiu que a instituição “atenta aos problemas de isolamento, fez um projeto para combater a solidão e isolamento dos idosos do concelho, concorreu a um projeto do BPI (…) que visa combater o isolamento e o abandono dos idosos no seu espaço natural que é a sua casa”.

O projeto financiado em 36.500 euros, visou a compra de uma carrinha e o pagamento a duas funcionárias.

A Misericórdia de Vila Viçosa suportará o diferencial do projeto que “irá estender-se no tempo porque é inovador, visa responder aos idosos, sobretudo isolados, no seu espaço e fazer com que eles também reabilitem”, acrescentando, “possuímos além do apoio domiciliário a vertente da fisioterapia de reabilitação, falar com o idoso, acompanhá-lo à farmácia, a consultas, tudo o que o idoso necessite no seu espaço natural”.

Um serviço que funciona gratuitamente para os utentes, “o idoso não paga qualquer comparticipação”, declara o provedor, “as IPSS já não respondem aos pedidos e isto visa colmatar e fazer com que o idoso permaneça mais tempo no seu espaço natural, que é aquilo de que ele gosta, porque às vezes vivem sozinhos e não têm ninguém que lhes chegue à porta”.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, conta já com cerca de 18 utentes com idades entre os 70 e os 90 anos, que têm beneficiado do trabalho da equipa técnica composta por uma Fisioterapeuta e uma Animadora Social.

Animação através da realização de atividades que ajudem os idosos a sair da solidão e a reintegrarem-se na comunidade com Reabilitação e Fisioterapia, realização de atividades que preservem e melhorem as funcionalidades físicas do idoso, melhorando a sua qualidade de vida e prolongando a sua permanência no domicílio, são algumas das vertentes do serviço prestado.

O projeto visa ainda o acompanhamento ou transporte para satisfação das necessidades básicas.

Populares