20.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Junho 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: O tesouro Alentejano cheio de História intitulado de “Princesa do Alentejo”

É conhecida como a “Princesa do Alentejo”, pelo seu vasto e importante património.
Vila Viçosa é uma autêntica vila-museu que guarda algumas das mais belas relíquias da história de Portugal. Foi conquistada para o reino de Portugal em 1217 durante o reinado de D. Afonso II. Em 1270 recebeu foral de D. Afonso III, tendo o seu nome mudado de Vale Viçoso para Vila Viçosa.
Para além do rico património, nesta vila alentejana destaca-se também o mármore, que tem um papel fundamental na economia da região. Este, que merece o seu destaque – uma vez que esta pedra tem tido um papel essencial na economia do concelho desde há muito – por apresentar uma qualidade superior, tem o seu reconhecimento a nível internacional. Nesta zona, situam-se cerca de 160 pedreiras, de onde é extraído e explorado o mármore.
Além de tudo isto, Vila Viçosa é ainda uma terra onde nascem escritores e poetas. Florbela D’Alma da Conceição Espanca nasce nesta vila a 8 de Dezembro de 1894. A experiência de passear pelas ruas de Vila Viçosa – “Princesa do Alentejo” – permite-nos caminhar por locais que estiveram na memória de Florbela Espanca, tais como a rua com o nome Florbela Espanca, onde se situa a casa onde morou a poetiza. Entretanto, este espaço foi convertido num núcleo museológico. O corpo de Florbela Espanca descansa no cemitério que se encontra ao lado da fortaleza de Vila Viçosa: seu imponente castelo.
Após conhecer um pouco da História de Vila Viçosa, esta mesma vila no interior Alentejano oferece as suas atrações, tais como o Castelo onde – uma subida às muralhas – revela-se uma oportunidade maravilhosa para observar a vila de forma privilegiada, contemplar a Praça da República e, no interior encontrar o Solar da Padroeira de Portugal e dois museus – Museu da Caça e Museu de Arqueologia. Este mais um ponto de paragem que se torna obrigatório.
Além do Castela, Vila Viçosa oferece uma tranquilidade e beleza ao passear pela praça central, o que se revela numa experiência muito agradável. Aqui, pode sentir o cheiro das laranjeiras, o magnifico aroma que enriquece a atmosfera da vila. Enquanto passeia pela vila, aproveite para conhecer as gentes da mesma, que fazem também parte da riqueza de Vila Viçosa, onde sentem o significado da hospitalidade na perfeição. Ao fazê-lo, pode sempre por passar pelo Pelourinho, a Porta do Nó, a Porta da Vila, as suas Igrejas – Igreja de São João Evangelista; Igreja e Convento das Chagas; Convento e Igreja dos Agostinhos; Igreja da Lapa e Cruzeiro de Vila Viçosa; Tapada Real – e claro, sem esquecer a sua Gastronomia.

 

Fonte: ncultura

 

 

Populares