23.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Julho 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Pardais e Bencatel com água barrenta a correr nas torneiras há quatro dias, pres. de Pardais diz poder “levar algum tempo a resolver” (c/som e fotos)

Há quatro dias que a água corre barrenta nas torneiras da população de Pardais e Bencatel (Vila Viçosa), tendo a situação piorado no presente sábado (3 março).

Em declarações à RC, Inácio Esperança, presidente da Junta de Freguesia de Pardais avança que “não têm água para consumir, fazer comida e mesmo para o banho é um bocadinho confrangedor”.

No seguimento de queixa apresentada por vários moradores junto da Junta da Freguesia, afirma ter procurado explicações junto do município, nomeadamente do vereador Luís Nascimento, tendo sido informado de que a causa seria o baixo nível freático do furo, que com as fortes chuvas da última semana terão feito ruir as barreias do aquífero que “está a encher, e haverá terras misturadas com a água”.

No presente sábado, a situação agravou-se, e procurando novamente obter explicações, recebeu a mesma, “o aquífero poderá estar com algumas terras que poderão estar a infiltrar-se e faz esta coloração da água”, devendo aguardar para verificar “se o barro assenta na água do aquífero”.

Desta forma, o presidente da J.F. não sabe quando a situação poderá estar resolvida, havendo a agravante de Pardais não ter “decantador para a água”.

Inácio Esperança avança que segunda-feira irá desenvolver esforços junto da Câmara Municipal de Vila Viçosa, nomeadamente de técnicos, para tentar saber quando estará a situação resolvida.

Contudo, será necessário um decantador ou uma forma de coar a água que se encontra barrenta, o que “pode levar algum tempo a resolver”.

Mais acrescenta, ter questionado se Pardais está a ser abastecido pela pedreira, uma vez que sempre foi abastecido pelo furo, tendo-lhe sido dada a garantia de que “Pardais não está a ser abastecido pela água da pedreira, mas sim pelo furo”, facto em que diz ter de acreditar “até prova em contrário”.

O presidente da Junta de Freguesia de Pardais aponta ainda que a mesma situação se verifica em Bencatel e em Vila Viçosa.

A Rádio Campanário tentou contactar o presidente da Junta de Freguesia de Bencatel, que disse não ter qualquer informação da Câmara Municipal de Vila Viçosa, razão pela qual não poderia falar sobre a situação da água em Bencatel.

 

 

{gallery}vv_agua_benca_pardais{/gallery} 

Populares