9.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa vai ter Museu do Estanho Apeles Coelho a instalar no Largo Mariano Prezado (c/som)

Depois do Museu do Mármore e do Museu Agrícola e Etnográfico, Vila Viçosa prepara-se agora para receber o Museu do Estanho Apeles Coelho.

Segundo a informação avançada à Rádio Campanário pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Luís Nascimento, “houve uma oferta/cedência do espólio do artesão Apeles Coelho que trabalhou em estanho durante muitos anos e que deixou bem marcado o nome de Vila Viçosa nesta arte, pelo país e pelo mundo”.

Salienta que a Câmara Municipal analisou a proposta e “aceitou a cedência desse espólio que tem a ver com a fundição, os moldes, peças por acabar e montar e peças acabadas, e chegamos à conclusão que será muito interessante para Vila Viçosa ter mais este espaço museológico”.

Luís Nascimento declara que já foi contatado um particular “que nos arrendou um espaço no Largo Mariano Prezado, uma zona de Vila Viçosa onde ocorre muitos turistas, é junto ao Palácio, ao Terreiro do Paço, temos ali o quiosque turístico também, é a meio caminho de outros espaços museológicos no centro da vila e o Museu do Mármore e pensamos que é uma boa zona para a instalação deste museu”.

Instado, o Vice-presidente da autarquia calipolense diz que, para além de ser um espaço expositivo, poderá ser também “um espaço de venda com peças de estanho, porque temos (em Vila Viçosa), pelo menos mais um artesão que trabalha no estanho (…) logo veremos se pode haver ou não uma demonstração ao vivo na execução de trabalhos em estanho, é uma questão que temos que analisar, o que foi definido agora foi a criação do Museu do Estanho Apeles Coelho, foi aprovado receber o espólio, a cedência das peças que estão ainda a ser inventariadas pelo filho (…)”.

Luís Nascimento conclui dizendo que o Museu do Estanho Apeles Coelho em Vila Viçosa, poderá vir a ser inaugurado ainda no mês de abril.

Populares