18.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: VI Jornadas do Património com a apresentação do documento reformulado da candidatura a Património Mundial (c/som e fotos)

Integrada na I Feira Renascentista de Vila Viçosa, decorreram este sábado, dia 27 de junho, as VI Jornadas do Património.

A iniciativa da Câmara Municipal contou com dois painéis. No primeiro painel foram abordadas as temáticas “O bem proposto deve representar uma obra-prima do génio da criatividade humana” e “O bem proposto deve testemunhar uma considerável troca de influências durante um dado período ou numa área cultural determinada, no domínio do desenvolvimento da arquitetura ou da tecnologia das artes monumentais, da planificação das cidades ou da criação de paisagens” e no segundo painel que decorreu da parte da tarde, a temática teve como critérios “O bem a classificar deve constituir um exemplo eminente de um tipo de construção ou de conjunto arquitetónico, ou de conjunto arquitetónico, ou tecnológico, ou de paisagem que ilustre um ou vários períodos significativos da história humana” e “O bem a classificar deve estar direta ou materialmente associado a acontecimentos ou a tradições vivas, a ideias, a crenças, ou a obras artísticas e literárias com um significado universal excecional”.

Ao final da tarde foram apresentadas as considerações finais e o encerramento das VI Jornadas do Património de Vila Viçosa, onde estiveram presentes as entidades, Manuel Condenado, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, e António Ceia da Silva, presidente da Comissão executiva da Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Pelas 17h30, finalizados os trabalhos, seguiu-se uma visita à Feira Renascentista de Vila Viçosa.

A Rádio Campanário acompanhou as VI Jornadas do Património e falou com Manuel Condenado, presidente do Município de Vila Viçosa.

O autarca fez “um balanço muito muito positivo, discutiram-se algumas questões relacionadas com as várias vertentes do património, como é sabido um património riquíssimo a nível histórico, arquitetónico, urbanístico, deu-se conhecimento do documento de pedido de integração na lista indicativa dos bens a classificar pela Unesco e é uma iniciativa que terá continuidade no futuro”.

Questionado sobre a ausência de algumas personalidades anunciadas e de público, Manuel Condenado referiu, “as presenças foram aquelas que consideramos normais tendo em conta a época do ano com muito calor e os horários em que estas iniciativas decorrem, mas não podia ser de outra forma, mas estamos bastante satisfeitos”.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo nas declarações que proferiu à Rádio Campanário disse que “Vila Viçosa é uma joia da coroa, um dos poucos concelhos a nível internacional que não precisa de marketing, bastava só circularem imagens pelas redes sociais da qualidade desta terra que é de facto impar”.

Ceia da Silva salienta que “o produto” está a ser estudado e que em cinco anos muta coisa foi feita, “mas há um processo que demora o seu tempo, a estruturar o produto, a consolidar o destino e esse esforço está a ser feito de uma forma muito intensa e Vila Viçosa faz parte dessa dinâmica”.

Populares