25.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Maio 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vinho de talha destacou o Alentejo na cerimónia de entrega dos prémios da revista Grandes Escolhas

 O vinho de talha levou o Alentejo ao palco na noite dos melhores do vinho, na 6ªa edição dos prémios da revista “Grandes Escolhas”. A Herdade do Rocim viu o Amphora Wine Day ser distinguido como “Iniciativa do Vinho 2022” e o vinho de talha, Vinha da Micaela, colocado no top 30 dos melhores vinhos do ano 2020. A gala que distingue, ainda, restaurantes, sommeliers, projetos de enoturismo e viticultura, produtores, garrafeiras e adegas, celebrou os melhores entre os melhores.

“Obrigado à Grandes Escolhas. Obrigado à equipa da Rocim. Em 2022 contamos com a presença de 1500 pessoas e, mais uma vez, foi toda uma edição organizada com a prata da casa. Pessoas que se dedicam de corpo e alma à ROCIM e a este projeto em particular. O Amphora Wine Day reúne mais de 50 produtores de vinho com um perfil muito específico, um tipo de vinho que cativa cada vez mais adeptos. Estão todos convidados para nos visitarem no próximo Amphora Wine Day, no dia 11 de novembro de 2023”, declarou Pedro Ribeiro, enólogo e administrador da Herdade do Rocim.

Através da iniciativa “Amphora Wine Day”, implementada em 2018, a Herdade do Rocim pretende manter a celebração do vinho de talha, vinho de nicho que tem vindo a apresentar uma tendência crescente de adeptos, sobretudo em países como Japão, Norte da Europa e Brasil. Em causa está uma tradição com mais de dois mil anos, cuja técnica de produção se encontra no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial para uma candidatura à UNESCO. Em 2022, mais de cinco dezenas de produtores e 1.500 visitantes, passaram pela adega, na Vidigueira.

Para Nuno Oliveira Garcia, da “Grandes Escolhas” a distinção “Iniciativa do Vinho 2022” deve-se ao facto de ser “evento anual único no mundo dos vinhos, pelo conceito, pelo carater diferenciador e pela especificidade da técnica de produção e que  tem crescido de edição para edição, tornando se num enorme sucesso e numa enorme atração para os enófilo de Portugal e de fora”. “Tal como os visitantes também os produtores que ali apresentam os seus vinhos não se restringem ao território nacional, com representantes de diversos países europeus. Todos ali estão para mostrar e provar um singular tipo de vinho e o mais singular de tudo é que o façam sem preconceito e com espírito de festa, companheirismo e, tudo isto, na casa de um produtor!”, adiantou na cerimónia de entrega do prémio.

Também o clássico “Vinha da Micaela” mereceu distinção na noite de gala da revista “Grandes Escolhas”, fazendo jus à critica especializada que o considera “um dos mais prestigiados produtos do Rocim”. Alias, recentemente o vinho foi também considero “superb” (94 pontos), no ranking elaborado pela revista americana Wine Enthusiast.

Populares