32.6 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Termómetros poderão chegar aos 46º no distrito de Évora, até domingo, diz IPMA (c/som)

“A temperatura vai aumentar de forma muito significativa a partir de dia 1, quarta-feira”, sendo este aumento particularmente acentuado na região Alentejo, onde as temperaturas poderão atingir os 46º, segundo informações do IMPA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera),

Em declarações à Campanário, fonte do IPMA avança que “é possível que em algumas regiões se possa chegar a valores máximos absolutos, valores que ainda não tenham sido registados até agora”.

Esta subida da temperatura terá início quarta-feira, dia 1 de agosto, com a cidade de Portalegre a atingir valores “na ordem dos 37º” e a região de Évora “poderá chegar aos 40º”.

A partir de quinta-feira, “a situação vai-se agravar […] com as temperaturas máximas a chegarem aos 42º para a cidade de Portalegre, no resto do Alentejo poderão chegar a valores máximos de 45º”.

A tendência para serem registados valores extremos é no interior do Alentejo, um pouco por todo o lado”, destacando-se Évora onde os valores poderão chegar aos 46º entre quinta-feira e domingo.

Juntamente com Évora, que será a capital mais quente, entre os dias 2 e 4 de agosto, Reguengos de Monsaraz, Mourão, Moura e Serpa serão os concelhos onde se espera que as temperaturas registem os valores mais elevados, entre os 44 e 45 graus celsius.

Também as temperaturas mínimas “vão subir de maneira também muito significativa” para mais de 20º, sendo que em Portalegre, serão registados 29º na noite de 3 para 4 de agosto.

No início da próxima semana, “tendência será para começar a descer um pouco a temperatura”.

A fonte do IPMA recomenda que a população se mantenha alerta às recomendações da Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Direção Geral de Saúde, aconselhando a “manter-se afastado do sol, manter a casa fresca e hidratar-se”.

 

Populares