20.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Maio 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Violento incêndio consumiu Convento de São Paulo em Elvas (c/fotos)

Um violento incêndio deflagrou ao final da tarde desta sexta-feira, dia 5 de agosto, nas instalações do antigo Tribunal Militar da cidade de Elvas, no Convento de São Paulo.

Segundo a Rádio Campanário conseguiu apurar no local, o incêndio deflagrou cerca das 18h00, tendo estado no combate às chamas, os Bombeiros Voluntários de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte.

Com vista a proteger as viaturas de danos, a PSP procedeu à retirada dos veículos que se encontravam na proximidade, tendo ainda delimitado um perímetro de segurança em torno do edifício, desconhecendo-se para já, o que esteve na origem do incêndio.

Recorde-se que na passada semana foi assinado um memorando de entendimento entre os Ministérios da Economia, Cultura, Finanças e a Câmara Municipal de Elvas, no âmbito da iniciativa conjunta de “Valorização do Património”, no sentido do Convento de São Paulo vir a ser o primeiro edifico público a integrar este programa do Governo.

Através do programa “Valorização do Património”, existe a firme intenção de instalar uma unidade hoteleira no edifício que possui uma arquitetura religiosa do século XVII, estimando-se que o investimento privado ultrapasse os cinco milhões de euros, com um período de concessão por quarenta anos.

É objetivo do Governo ter até ao final do ano os 30 edifícios concessionados no âmbito do programa de “Valorização do Património”, muitos dos quais em estado de degradação elevado, como é o caso do Convento de São Paulo, segundo a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

As concessões vão obrigar os investidores a assumir o restauro dos edifícios e a sua manutenção, além de manter o acesso livre ao público.

Populares