33.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Julho 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A candidatura de V.V a Património Mundial está muito bem colocada e as expetativas são boas”diz Pres. da República(c/som)

 

O Processo de Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da Unesco é um desígnio antig e que está a ser desenvolvido há já vários anos.

A ideia de preparar uma candidatura de Vila Viçosa à Lista do Património Mundial da UNESCO remonta a meados dos anos noventa e foi um desafio lançado durante um evento público do Pelouro da Cultura da autarquia calipolense, tratando-se da primeira referência pública conhecida sobre esta temática.

Vila Viçosa entrou para a Lista Indicativa em 2016 e em 2020 foi entregue o dossier de candidatura de Vila Viçosa.

A Unesco solicitou entretanto que o processo fosse revisto e o executivo liderado por Inácio Esperança avançou para a remodelação de todo o dossier de candidatura, dando seguimento às alterações sugeridas pela Comissão da Unesco.

À margem da inauguração da BTL de Lisboa, inaugurada na passada quarta-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que sempre tem defendido a candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da Unesco, em declarações à Rádio Campanário adiantou “esta candidatura surgiu no tempo em que eu era Presidente da Casa de Bragança” explicando que à data foi entregue o dossier de candidatura mas que posteriormente foram pedidas pela Comissão da Unesco algumas alterações “para tornar mais atrativa a candidatura e mais viável a sua aprovação.”

O Presidente da República explica ainda que nesta matéria há cotas “há tantas aprovações por País e dentro das cotas Vila Viçosa está muito bem colocada, porque já há muito tempo que está na fila.”

Para Marcelo Rebelo de Sousa não há dúvidas “as perspetivas são muito boas.”

Populares