31.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

ADPM continua no apoio à recuperação do setor agrícola dos moçambicanos afetadas pelos ciclones Idai e Keneth (c/fotos)

Fotos: ADPM

A ação de capacitação de grupos de produtores para aumento da produção, uma atividade da responsabilidade da Associação de Defesa do Património de Mértola, já vai na sua segunda semana de trabalho. Esta ação, a decorrer na província de Sofala – Moçambique, tem uma componente teórica e outra prática e abrange outros grupos de agricultores, sendo que a componente prática tem sido ministrada nos campos dos próprios agricultores, conforme divulgado pela associação nas redes sociais.

Após perderem todos os seus cultivos com a passagem dos ciclones IDAI e KENETH, as populações tiveram de recomeçar do zero e adaptar-se a uma nova realidade local: para sobreviverem, começaram a produção de hortícolas, atividade em que não tinham qualquer experiência.

Estes alimentos vão melhorar de forma substancial a dieta das famílias, principalmente das crianças, e ainda garantir uma fonte de rendimentos através da sua comercialização.

Esta é uma ação integrada no projeto Apoio à recuperação do sector agrícola como forma de contribuir para a segurança alimentar das populações mais afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth, promovido pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento , e no qual a ADPM é parceira, bem como a Cáritas Portuguesa, a Caritas Moçambicana e a Associação Luarte, através do “Mecanismo de Financiamento para Apoio à Recuperação e Reconstrução de Moçambique” criado pelo Governo Português através do Camões, I.P..

Populares