Decorreu esta manhã a reabertura do Museu de Arte Sacra de Vila Viçosa, localizado na Igreja de Santa Cruz, na Rua Florbela Espanca e que está sob a tutela da aludida Fábrica da Igreja Paroquial. O Museu encontrava-se encerrado desde o início da pandemia em Portugal. Esta reabertura foi possível após o Município ter estabelecido uma parceria com a tutela, nomeadamente por ter contratado recursos humanos para que o mesmo possa estar em funcionamento.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com Inácio Esperança, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa que começou por referir “esta reabertura é uma boa notícia para Vila Viçosa.”
Inácio Esperança deixou uma palavra de agradecimento à tutela do Museu referindo, “quero agradecer à paróquia, o facto de ter feito este investimento e de manter este edifício e esta coleção,” destacando que o Museu “é muitíssimo importante no contexto, não só dos bens e da arquitetura religiosa do nosso concelho, como do nosso distrito.”
No espólio do Museu, segundo o presidente, “estão muitos Santos e outros bens que pertenceram às Igrejas e Conventos de Vila Viçosa” sublinhando que “é uma coleção que todos deviam visitar.”
Esta reabertura foi possível graças a uma parceria entre o Município de Vila Viçosa e a tutela do Museu. De acordo com Inácio Esperança, “a nossa ajuda foi muito simples, foi no sentido daquilo que sempre dissemos, estabelecer parcerias com as instituições, e melhorar as acessibilidades das pessoas ao nosso património” permitindo “que a cultura possa chegar a todos”.