4.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alandroal lança Projeto Sustentágua:”Promove o consumo responsável de água e reduz a pegada ambiental” diz Pres. Da CM(c/som)

O Município do Alandroal anunciou hoje o lançamento do projeto Sustentágua Alandroal, cofinanciado através do Programa Educação Ambiental + Transversal + Aberta + Participada 2022 do Fundo Ambiental.

Com um investimento estimado de 60.264,77€, o projeto visa sensibilizar a população para a importância do consumo sustentável de água da torneira e a preservação dos recursos.

A Rádio Campanário falou com o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, sobre os objetivos e a finalidade deste projeto. O Autarca começou por nos referir “este projeto visa promover o consumo de água canalizada por parte de todos os funcionários e colaboradores do município e por parte de todas as entidades com quem trabalhamos mais diretamente, nomeadamente os edifícios municipais, as escolas , Juntas de Freguesia e Centro de Saúde.”

Conforme explica “todos vão passar a ter à sua disposição um sistema que lhes permite filtrar a água da torneira que depois com a distribuição de garrafas reutilizáveis permite ter água de qualidade para consumo de água ao longo do dia sem recorrer a água engarrafada, que como todos sabemos tem um custo e um peso ambiental muito pesado para o ambiente.”

O Autarca saliente a “boa qualidade da água existente” e garante que o objetivo é “posteriormente alargar a iniciativa *à comunidade escolar e fazer com que as crianças tenham à sua disposição água com este sistema.”

A iniciativa inclui campanhas de sensibilização para a redução do consumo de água, promoção do uso da água da torneira e consciencialização infantil sobre separação de resíduos orgânicos e a redução do desperdício alimentar. Complementarmente, o projeto será divulgado nas redes sociais, maximizando o alcance das suas mensagens.

O Projeto Sustentágua Alandroal, alinhado com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) e compromissos nacionais e internacionais de sustentabilidade, reafirma o comprometimento do concelho com a economia circular, o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
O Fundo Ambiental apoia esta iniciativa, através do financiamento de 70% do investimento total.

Populares