17 C
Vila Viçosa
Domingo, Julho 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alandroal: Nova praia de Alqueva já tem “projeto elaborado” e deverá estar concluída na próxima época balnear, diz presidente (c/som)

O concelho de Alandroal terá uma praia fluvial em Azenhas d’El Rei, Montejuntos, já na próxima época balnear, como noticiado pela RC.

Em declarações a esta estação emissora, João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, avança que o “o projeto está elaborado”, encontrando-se “na fase de preparar o processo para que o Turismo possa emitir um parecer favorável”.

O projeto para “a Área Recreativa e de Lazer das Azenhas d’El Rei” prevê um investimento num valor estimado “de cerca de 550 mil euros”, tendo sido elaborado pelos serviços da Câmara.

Esta que será a 4ª praia fluvial do Grande Lago Alqueva, insere-se numa estratégia do município no âmbito do POAAP – Plano de Ordenamento das Albufeiras de Alqueva e Pedrógão, que “prevê 3 locais no concelho de Alandroal aptos, com aprovação imediata, para zonas recreativas e de lazer”, sendo para além desta, Juromenha e Águas Frias no Rosário.

“Estamos a trabalhar para que na próxima época balnear possamos ter uma praia devidamente legalizada e com todas as infraestruturas necessárias”
João Grilo

Azenhas D’El rei surge como o projeto que se encontrava “mais avançado e em melhores condições de ser financiado”, havendo boas indicações por parte da Turismo de Portugal neste sentido.

O valor do investimento que deverá ser financiado em 80% pelo programa Valorizar da Turismo de Portugal e em 20% pelo município, contempla todas as infraestruturas inerentes, nomeadamente “restaurantes, cais de embarque, rampa para os barcos, estacionamento”.

Para além dos espaços contemplados pela estratégia, o autarca aponta que não excluem outros investimentos, estando a ponderar “quando for possível, que a Barragem do Lucefecit pudesse ter alguma valorização do ponto de vista recreativo e de lazer”.

Populares