22 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Andores de S. João Baptista e de S. João Evangelista, do Museu Rainha Dona Leonor (Beja) em exposição em Lisboa

Museu Rainha Dona Leonor

Os andores em prata, de São João Baptista e de São João Evangelista, pertencentes ao Museu Rainha Dona Leonor (Beja), estarão em exposição na Igreja de São Roque, em Lisboa, a partir das 17h00 do próximo dia 20 de julho.

Em cada andor, desenvolvem-se composições escultóricas com cenas da vida do santo respetivo: o Batismo de Cristo; o Martírio de São João Evangelista. 

A sessão de inauguração contará com a presença da Senhora Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, e com uma breve apresentação das obras, pela Professora Maria Isabel Roque, doutorada em História pela Universidade Lusíada, com a tese ‘Musealização do sagrado: Práticas museológicas em torno de objetos do culto católico’. 

A opulência material e formal destes andores do século XVIII – em prata e prata dourada, com pedras preciosas e vidro, madeira policromada e têxteis – notáveis exemplares da ourivesaria portuguesa setecentista, testemunha a riqueza do Real Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Beja. Pertencentes às confrarias monásticas das Baptistas e das Evangelistas, rivais nas manifestações do culto prestado aos seus santos patronos, São João Baptista e São João Evangelista, favoreciam o aparato barroco das procissões do Corpo de Deus em que ambos eram levados pelas ruas de Beja.  

Esta exposição, com encerramento previsto para janeiro de 2024, resulta de um acordo de colaboração estabelecido entre o Museu Rainha Dona Leonor, tutelado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Museu de São Roque.

Populares