O Alentejo tem, para a época balnear de 2018, 32 estâncias balneares costeiras e 4 interiores com qualidade da água balnear “excelente”, revela o relatório anual Qualidade das Águas Balneares na Europa, realizado pela Agência Europeia do Ambiente, em conjunto com a Comissão Europeia.
De acordo com a informação divulgada pela Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, apenas a praia do Albarquel, em Setúbal, na sub-região do Alentejo Litoral, têm uma avaliação ‘boa’ em termos de qualidade da água, sendo a única das 37 praias do Alentejo sem a qualidade de excelência segundo a avaliação feita em 2017, que indica os melhores locais de águas balneares para este ano.
Segundo o relatório, as 3 801 amostras colhidas a nível nacional, entre 1 de maio e 15 de outubro de 2017, traduziram-se num total de 95 % de águas classificadas como «boas» ou «excelentes».
Das estâncias balneares analisadas 603 praias nacionais têm água com qualidade, o que demonstra um aumento na qualidade das águas balneares em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos anos.