9.3 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Maio 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Arraiolos: “O Tapete está na Rua” vai regressar ao Centro Histórico de 8 a 12 de junho

O certame “O Tapete está na Rua” que irá decorrer, entre os dias 8 e 12 de junho, regressa a Arraiolos. O evento irá contar com vários concertos musicais, colóquios, debates, atividades culturais, integrando ainda o mercado medieval.

Ao longo de quatro dias, Os Tapetes de Arraiolos irão decorar as ruas da vila de forma a promover  e divulgar a diversidade e identidade de uma arte que tem perdurado ao longo de várias gerações.

A Orquestra Ligeira do Exército irá atuar, a 8 de junho, pelas 21h30, na Praça do Município.

A animação musical do segundo dia do certame, a 9 de junho, pelas 22h30, estará a cargo do cantor João Pedro Pais.

Agir subirá a palco, a 10 de junho, pelas 22h30, numa noite que promete ser de festa.

o projeto “O Tapete está na Rua”, organizado pela Câmara Municipal de Arraiolos, visa afirmar-se como uma proposta de valorização e promoção das representações culturais locais, de forma a dinamizar a economia do concelho.

Recorde-se que os tapetes de Arraiolos, têxteis bordados desde do século XVII, confecionados em lã, com o ponto de cruzado oblíquo são normalmente executados em três fases sendo que primeiro é  bordarda a armação, de seguida é feita a matização e só após estes dois passos é que se procede ao  preenchimento dos fundos.Estas peças artesanais de  tapeçaria ficaram conhecidas pela sua resistência e consistência que permitem  reproduzir desenhos geométricos e grande parte dos desenhos artísticos.

Populares