16.5 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 2, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

As Celebrações dos 112 Anos da GNR em Vila Viçosa: “É um Tributo à História e ao Compromisso com a Comunidade “diz Tenente-Coronel Paulo Poaires

Hoje, dia 31 outubro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Évora comemorou 112 anos de serviço à comunidade do distrito de Évora. Para marcar esta data significativa, a equipa da Rádio Campanário esteve presente no evento e falou com o Comandante do Comando Territorial de Évora da GNR, Tenente-Coronel Paulo Poaires.

Questionado sobre a importância deste dia, o Tenente-Coronel Paulo Poaires destacou a relevância da histórica da GNR e o seu papel fundamental na construção de uma sociedade segura.  “celebrar este marco numa localidade tão histórica como Vila Viçosa é motivo de orgulho, unindo assim a GNR à comunidade que serve.

Em relação ao recrutamento para esta força de segurança, o Comandante explicou: “que as questões de recrutamento não são da responsabilidade do Comando Territorial de Évora, mas sim de um processo que envolve todas as instituições. No entanto, destacou: “que a GNR tem conseguido manter os recursos necessários para cumprir a sua missão no distrito de Évora, e nos últimos dois anos, tem visto um aumento desses recursos, o que é positivo.

Quanto à necessidade de mais efetivos no Comando Territorial de Évora, o Comandante admitiu que, “como é natural, todos gostariam de contar com mais recursos. No entanto, afirmou “que a situação atual é satisfatória e que, com os recursos disponíveis, a GNR consegue desempenhar eficazmente as suas funções”.

Falando sobre as áreas que requerem mais atenção no território de Évora, o Comandante salientou” que os desafios estão diretamente relacionados com a densidade populacional. Zonas como Montemor-o-Novo, Vendas Novas e áreas próximas de Estremoz, devido à sua maior densidade populacional, exigem uma presença mais robusta da GNR para lidar com uma maior interação entre os cidadãos e, consequentemente, um maior potencial para conflitos. No entanto, frisou “que a mobilidade e a articulação dos recursos que existem permitem à GNR deslocar-se eficazmente para qualquer zona do distrito, independentemente da hora do dia”.

As celebrações continuam hoje, com um concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana que vai decorrer na igreja dos Agostinhos, em Vila Viçosa pelas 21h

Populares