20.4 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Aumentaram as agressões e as ameaças…PSP registou 3682 ocorrências nas escolas no último ano letivo!

 

Com o início de mais um ano letivo a Polícia de Segurança Pública (PSP) leva a cabo, até dia 22 de setembro, uma operação a nível nacional no âmbito do Projeto Escola Segura (PES).

Em nota de imprensa enviada à nossa redação, a PSP dá conta que foi na década de 80 que a PSP iniciou um policiamento de proximidade dirigido especificamente à população escolar e aos estabelecimentos de ensino.

Também neste ano letivo dedicaremos especial atenção à segurança dos 3 100 estabelecimentos de ensino público, privado e cooperativo situados na nossa área de responsabilidade, bem como das 150 000 pessoas do pessoal docente e não docente e mais de 900 000 alunos.

Durante o decorrer da operação, a PSP vai reforçar a sua presença nas imediações dos estabelecimentos de ensino e nos percursos casa-escola e escola-casa dos alunos, professores, pessoal auxiliar e pais/encarregados de educação. Assim, e para além das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), com Polícias especificamente formados para concretizar o policiamento de proximidade em ambiente escolar, a PSP mobiliza e complementa a sua atividade com as restantes valências operacionais, como Equipas de Policiamento Auto, de Fiscalização de Trânsito e Segurança Rodoviária e de Investigação Criminal.

Estas equipas, dispostas nos maiores centros urbanos do território continental e na totalidade das regiões autónomas, irão priorizar a promoção da segurança pública em 3 áreas distintas:Visibilidade e proximidade;Prevenção de ilícitos criminais, contraordenacionais e de incivilidades, quer através de ações de fiscalização, quer de ações de sensibilização e de formação e Informação e sensibilização da comunidade escolar, por intermédio das interações grupais em ambiente escolar.

Os objetivos do PES para este ano letivo mantêm-se:Prevenir e erradicar a ocorrência de comportamentos de risco e ou de ilícitos nas escolas e nas áreas envolventes e Promover uma cultura de segurança nas escolas, fomentando o civismo e a cidadania.

Neste ano letivo a PSP vai privilegiar 3 temáticas:

– Delinquência juvenil (nomeadamente a posse e uso de armas através da operação “Violência? Hoje Não, Obrigado!”);

– Violência no desporto (através da operação “Prevenção da Violência no Desporto”); e

– Dependência do espaço virtual (através da operação “Menos Vida Virtual, Mais Vida Real”, que é o tema anual definido a nível interministerial).

Durante o ano letivo 2022/2023 os Polícias do PES registaram, na sua área de responsabilidade, 3682 ocorrências, das quais 2611 de natureza criminal e 1071 não criminais. Em concordância com os anos anteriores, as ocorrências mais reportadas são agressões (1191) e injúrias e ameaças (799). Estes valores são superiores aos registados no ano letivo anterior, mas inferiores aos anos pré-pandemia. Ressalve-se que estes dados são provisórios, pois encontram-se em consolidação.

No ano letivo 2022/2023 as EPES efetuaram 10 809 ações de sensibilização que contaram com a participação de 562 084 pessoas. Foram ainda realizados 74 919 contactos individuais de prevenção.

Os temas mais abordados nestas ações foram:

– Bullying e ciberbullying (6136 ações com um alcance de 118 775 alunos);

– Prevenção e segurança rodoviária (2813 ações com um alcance de 56 612 alunos);

– Segurança infantil (2445 ações com um alcance de 54 498 alunos).

 

 

 

 

Populares