26.5 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Julho 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Autarquia de Serpa instala dosímetros para a medição de radão em locais de trabalho

A Câmara Municipal de Serpa está a proceder à instalação de dosímetros de radão, um gás radioativo de origem natural que não tem cor nem cheiro, em locais de trabalho.

A instalação começou por alguns dos edifícios escolares, localizados nas zonas de risco elevado, como é o caso de Pias, assim como nas zonas de riscos moderado localizados em Serpa, Vale de Vargo, Vila Nova e Vila Verde de Ficalho.

Segundo O Atual, de acordo com o município “esta ação cumpre a legislação em vigor que estabelece a obrigatoriedade, por parte das entidades empregadoras, de garantirem que a concentração de atividade de radão nos locais de trabalho não ultrapasse os níveis de referência não prejudiciais à saúde.”

A Câmara Municipal de Serpa recorda que “o radão é um gás radioativo de origem natural, sem cor ou cheiro, que provém do urânio presente nas rochas e solos, que através das fissuras e fendas entra no interior dos edifícios” e que “a exposição prolongada ao radão é uma das principais causas de aparecimento de cancro do pulmão. Fumadores e ex-fumadores estão sujeitos a um risco maior pela ação combinada do tabaco e do radão.”

 

Fonte: O Atual

Populares