15.4 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Base Aérea de Beja: Esquadra 601 – “Lobos”, aumentam o poder Aéreo com a chegada do P-3C.

No dia 9 de fevereiro de 2024, a Base Aérea nº 11, situada em Beja, recebeu a chegada, às 14h20, do primeiro de um total de seis aeronaves P-3C. Estes aviões foram adquiridos pelo governo português da Alemanha, tendo o primeiro voo partido da base naval de Nordholz.

Este processo, envolveu a colaboração da Marinha Alemã, representantes da Força Aérea e a Autoridade Aeronáutica Nacional de Portugal, conforme indicado em comunicado de imprensa da Força Aérea.

Este investimento, respaldado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 102/2023, visa assegurar a operacionalidade e manutenção da frota de P-3C CUP+ nos próximos anos, superando desafios associados à disponibilidade de peças para manutenção, que poderiam comprometer a prontidão da frota.

 O acordo, avaliado em 45 milhões de euros, inclui a transferência de seis aeronaves P-3C, kits de atualização, peças de reposição, equipamentos de suporte, bancadas de teste, além de simuladores para treinamento de voo e táticas de procedimento, todos provenientes da Alemanha.

Estas aeronaves serão incorporadas à frota da Esquadra 601 – “Lobos”, que atualmente opera a versão P-3C CUP+ Orion, desempenhando um papel crucial no patrulhamento marítimo do vasto Espaço Estratégico de Interesse Nacional no Atlântico, além de supervisionar as áreas de informação de voo e de busca e salvamento sob a responsabilidade de Portugal.

Embora não existam detalhes oficiais sobre o cronograma de entrega das restantes aeronaves, existe a expectativa de que a Marinha alemã entregue pelo menos mais dois P-3Cs até o final de 2025, com a finalização do processo prevista para 2026, no melhor dos cenários.

Populares