4.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Maio 3, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cante Alentejano homenageado este sábado no Panteão Nacional

O Panteão Nacional, em Lisboa, vai ser esta tarde palco de um verdadeiro espetáculo de homenagem ao cante alentejano, assinalando assim os 10 anos da sua classificação como Património da Unesco .

A iniciativa designada “Dar voz a Santa Engrácia”, celebrada a 16 de abril, e data de grande simbolismo para o Panteão, pretende ser uma verdadeira jornada de celebração a esta expressão cultural identitária da região Alentejo.

O espetáculo, com entrada livre, tem lugar às 17 horas e vai contar com a atuação de diversos Grupos de Cante Alentejano, nomeadamente o Grupo Coral e Etnográfico “Os Camponeses de Pias”, o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, o Grupo de cantares de Évora eo Grupo Coral da Sociedade recreativa Amarelejense.

O reconhecimento do Cante Alentejano como Património Mundial Imaterial da Humanidade por parte da UNESCO aconteceu no final de 2014. A candidatura foi promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, E.R.T, em parceria com a Câmara Municipal de Serpa, com o envolvimento das comunidades, dos grupos e dos indivíduos na salvaguarda do seu próprio património cultural imaterial, e incluiu, entre outras, a recolha e análise documental sobre o Cante Alentejano, a recolha e análise da musicografia do Cante Alentejano e a caraterização do Cante Alentejano, dos grupos de Cante e dos cantadores.

A iniciativa conta com o apoio das Câmaras Municipais de Évora, Moura e Serpa e da Junta de Freguesia de Amareleja.

Populares