31.5 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Chef Carlos Teixeira eleva o Alentejo ! “Não preciso de trufas ou foie gras para fazer boa comida”diz!!

O Chef Carlos Teixeira tem apenas 29 anos e é um dos mais novos chefs portugueses a conquistar uma estrela Michelin.

Ele é também o responsável por, recentemente,  voltar a levar o Alentejo ao guia michelin.

Cozinha com arte e amor  no Esporão, em Reguengos de Monsaraz, e é aqui que se sente feliz pois neste local pode contar com a  qualidade do produto local.

Apesar da confiança no serviço prestado, Carlos Teixeira não esperava a estrela Michelin considerando que o facto de trabalhar a pegada de carbono e valorizar o produto local, olhando para as suas possibilidades e não para as suas restrições, ajudou neste resultado.

No Esporão, tal como refere , o menu de degustação e os pratos à carta seguem a lógica “da horta para a mesa” exemplificando com pratos trabalhados diretamente com os produtos que vêm da horta, como por exemplo, um prato só com tomates da horta

Para este chefe, não é preciso de ir buscar trufas a Itália e foie gras a França para fazer boa comida pois temos muita coisa boa em Portugal.

No seu serviço de qualidade há um objetivo premente:” valorizar o país pois Portugal é brilhante e  temos que olhar mais para nós.”

Natural de Lisboa diz que já se sente alentejano. indo mais longe e dizendo que o tempo passado no Esporão tem sido a altura mais feliz da sua vida. Fui aceite de braços abertos. 

Para além da calorosa recepção, em breve vai ser pai e também o seu filho será alentejano.

No seu percurso tem passagens pelas cidades de Barcelona e Londres.

Estudou na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e licenciou-se depois em Produção Alimentar e Restauração no Estoril e a sua paixão pela cozinha vem desde os oito anos de idade.

Como destaque nos pratos mais recente do esporão evidencia uns tortellini com abóbora nossa e queijo de cabra, num caldo de cogumelos da herdade; um pato maturado com kale biológica, marmelada caseira, acompanhado de uma espuma de batata e um estufadinho das miudezas e patas do animal.

Fonte/Fotos: Evasões

Populares