23.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Julho 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

CIMAL em Bruxelas para debater questões fulcrais para o Alentejo Litoral!

Os presidentes dos cinco concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) deslocaram-se a Bruxelas esta semana para reuniões de trabalho com responsáveis comunitários de áreas tão diversas como o combate às alterações climáticas, a agricultura ou o mar.

A deslocação, promovida pela representação do Alentejo junto da Comissão Europeia e organizada com a Comunidade Intermunicipal, proporcionou um “dia muito intenso de trabalho, muito focado e direcionado” para questões que preocupam os autarcas do litoral alentejano.

Uma das questões que mereceu mais destaque e foi abordada logo no primeiro encontro agendado foi a água e a necessidade de preservar e poupar um recurso cada vez mais escasso nos cinco municípios: Alcácer do Sal, Grândola, Odemikra, Santiago do Cacém e Sines.

No encontro com a responsável da Missão da União Europeia “Adaptation to Climate Change” na Direção Geral para a Ação Climática (DG CLIMA), Irene Bonvissuto, foram discutidas estratégias que promovam o uso racional da água, nomeadamente a sua retenção através de barragens, açudes ou charcas, as estruturas de distribuição, a reutilização e o recurso à dessalinização.

Seguiu-se a participação numa reunião da Conferência das Regiões Marítimas Periféricas (CPRM), que contou com a presença da Secretária-Geral do Ato Atlântico, Elise Wattrelot. A poluição no mar e a economia azul, relacionada com os recursos marinhos foram os temas em destaque.

No encontro seguinte o assunto foi a agricultura. Decorreu na Unidade das Indicações Geográficas da Direção Geral da Comissão Europeia para a Agricultura, com a responsável da Unidade das Indicações Geográficas da Direção-Geral da Comissão Europeia para a Agricultura, Chiara Bolner. Neste caso, os principais temas abordados foram a certificação de produtos agrícolas de origem protegida, como o vinho ou os queijos, embora tenha servido também para conhecer a intenção da Comissão Europeia de avançar com a certificação de origem para o património cultural e etnográfico.

A delegação da CIMAL foi constituída pelos presidentes dos cinco municípios que integra: Vítor Proença, Alcácer do Sal e líder atual da Comunidade Intermunicipal, António Figueira Mendes, Grândola, Hélder Guerreiro, Odemira, Álvaro Beijinha, Santiago do Cacém, e Nuno Mascarenhas, Sines.

 

 

Populares