12 C
Vila Viçosa
Sábado, Fevereiro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Comissão Europeia atribuiu mais de 17 milhões de euros para projetos no Alentejo

A Comissão Europeia (CE) anunciou esta quarta-feira que vai atribuir um total de mil milhões de euros para financiar dezanove projetos europeus relacionados com as energias limpas, no âmbito do Programa NER 300.

Dois dos projetos selecionados para receber financiamento serão desenvolvidos em Portugal. O Projeto Solar de Santa Luzia, na área da energia fotovoltaica, vai receber um financiamento de 8 milhões de euros e o projeto SWELL, na área da energia das ondas, um total de 9,1 milhões de euros.

No projeto Solar de Santa Luzia prevê-se a construção no Alentejo de uma Central Solar de 24 MW de pico máximo de potência, composta por um total de 1340 seguidores, cada um equipado com 108 módulos solares e que vão cobrir uma superfície de 91 hectares. A transferência da eletricidade está prevista através de uma linha elétrica de 15 KV com ligação à subestação de Beja.

No projeto SWELL prevê-se a construção na costa portuguesa, perto da Península de Peniche, de uma Central de exploração em grande escala da energia das ondas ligada em rede, com uma capacidade de 5,6 MW e que será constituída por dezasseis módulos de 350 kW.

 

Ao todo a Comissão Europeia vai financiar dezanove projetos com um total de mil milhões de euros oriundos de receitas resultantes da venda de licenças de emissão no âmbito do regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia, tornando desta forma, os poluidores em importantes contribuintes no combate às alterações climáticas. 

Populares