12.6 C
Vila Viçosa
Domingo, Fevereiro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Coração Cheio e Fé Iluminada: O Fenómeno da Senhora das Candeias em Mourão

O Dr. João Fortes, Presidente da Câmara Municipal de Mourão, afirma que a festividade da Senhora das Candeias é possivelmente uma das celebrações mais autênticas e tradicionais, marcando uma expressiva demonstração de fé.

Afirmou,”(…) tal facto, e, embora eu tenha assumido o cargo na autarquia há apenas dois anos, já tinha experienciado a procissão pessoalmente. Agora, no papel de presidente, a vivência é diferente, caracterizada por uma profunda fé e devoção. A Senhora das Candeias, que simboliza luz e esperança, representa bem o espírito desta festa, que este ano alcançou um ponto alto com o espetacular fogo-de-artifício e a procissão que reuniu milhares de pessoas pelas ruas de Mourão. “Sinto-me orgulhoso e contente por preservarmos estas tradições e nossa identidade”.

Esta é uma das raras ocasiões em que a Nossa Senhora é acolhida na sua igreja com tamanha celebração, especialmente marcada pelo impressionante fogo-de-artifício deste ano, que superou as expectativas. Esta celebração atrai não só fiéis, mas também visitantes, refletindo a nossa rica identidade cultural, religiosa e musical. Não posso deixar de mencionar a importância da tauromaquia, que abre a temporada aqui, mostrando a capacidade deste pequeno território em acolher e projetar grandeza.

Mourão recebeu visitantes de diferentes partes do país, acredito que o bom tempo e a coincidência com a sexta-feira contribuíram para a grande mobilização deste ano, sugerindo que Mourão está a alcançar um ponto importante no circuito religioso. A presença e as palavras do Arcebispo reforçam a importância de entendermos e valorizarmos este fenómeno cultural e religioso como parte do nosso património.

Como presidente, sinto o coração cheio, apesar da ansiedade deste ano, marcada por uma corrida de touros desafiadora. Mantemos a tradição com coragem, e o respeito e a boa condução das festividades enchem-me de alegria. Nos últimos dois anos, percebo uma evolução nas celebrações em comparação com o passado.

Ser presidente é um compromisso constante, que exige muito de nós, pessoal e profissionalmente. Mas ver a felicidade das pessoas, a cumplicidade nos bons e nos maus momentos, compensa qualquer sacrifício.

Ser capaz de liderar o município e proporcionar momentos de alegria é uma honra que me deixa verdadeiramente feliz e reafirma a convicção de que “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

Populares