O centro de formação de Portalegre da GNR tem um caso positivo de covid 19 o que levou a que outros 13 alunos fossem colocados em isolamento.
A informação é avançada pelo Observador e confirmada por fonte oficial da GNR. Para já, regista-se apenas um caso positivo no seio deste grupo, no entanto ainda não são conhecidos os resultados dos testes efetuados para a covid 19, não podendo ainda ser afastado o cenário de um surto.
Recorde-se que este curso é atualmente frequentado por 302 alunos. Segundo a Guarda Nacional Republicana, e de acordo com o Observador, neste grupo, já um outro formando tinha sido enviado para isolamento por ter contactado com um doente Covid positivo e, mesmo tendo testado negativo, continua, por precaução, em isolamento profilático. Estão, no total, 14 guardas provisórios em isolamento.
Fonte do gabinete de relações públicas da Guarda refere que os cais não estão relacionados.
Recorde-se que, tal como a Rádio Campanário noticiou, iniciou-se no passado dia 21 de junho, no Centro de Formação de Portalegre (CFP) da Escola da Guarda, a incorporação do 44.º Curso de Formação de Guardas (CFG), composto por 302 Guardas-provisórios.
Este curso, conforme nota divulgada na página oficial da GNR, terá a duração aproximada de oito meses, período em que serão ministradas, à distância e presencialmente, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, diversas matérias relativas quer à formação geral militar, quer à formação nas áreas jurídicas e técnico-profissionais.
A formação contemplará ainda uma vertente de caráter prático (formação em exercício), com o objetivo de proporcionar aos Guardas-provisórios uma experiência prática de exercício das funções inerentes ao serviço operacional da GNR.
Dos 302 Guardas-provisórios a incorporar 10% são do género feminino; 93% têm como habilitações literárias o 12.º ano de escolaridade e 7% têm formação académica superior; 57% estão na faixa etária 20-24 anos e 46% cumpriram serviço militar nas Forças Armadas.