8.7 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

COVID-19: Graça Freitas garante que rastreios extra creches, lares e prisões serão equacionados “no devido tempo”

Foto: Comunidade Cultura e Arte

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse hoje na habitual conferencia de imprensa de apresentação do relatório diário da DGS referente à COVID-19, que o rastreamento a “outras situações”, que não lares, prisões e creches, “será equacionado no devido tempo”, admitindo que não está a ser ponderada alguma iniciativa junto das escolas que reabrem na segunda-feira, dia 18 de maio.

“Temos feito, participado e acolhido rastreios de diversa ordem em função da sua pertinência e prioridade e neste momento a prioridade é a comunidade educativa que vai participar no retorno à atividade das creches em simultâneo com os lares e o contexto prisional. Outras situações serão equacionadas”, afirmou Graça Freitas.

Segundo a Agência Lusa, a Federação Nacional dos Professores (FENPROF) entregou hoje no Parlamento uma petição com 4500 assinaturas a exigir a realização de testes de despistagem à COVID-19 a toda a comunidade escolar que na próxima semana deverá regressar às escolas. Apesar de a petição ter sido entregue, a estrutura representativa dos professores vai continuar a recolher assinaturas, “que serão acrescentadas posteriormente e também, na qualidade de abaixo-assinado, e entregues ao Governo”.

Confrontada com este apelo, Graça Freitas disse, no entanto, que “o Ministério da Saúde apoia rastreios que têm uma mais valia no sentido de poder identificar casos positivos e retirá-los do circuito” e que “outras situações serão equacionadas no devido tempo”.

A diretora-geral da Saúde aproveitou para fazer um ponto de situação sobre os rastreios em curso, apontando que o plano aos lares, onde reside “uma população muito vulnerável”, está a ser feito em colaboração Ministério do Trabalho e Segurança Social, autarquias e academias, estando “a terminar”.

“Estão a decorrer, com o Ministério da Justiça a encabeçar o plano, rastreios em contexto prisional. E nas creches, estão em curso uma vez que a atividade das creches vai ser retomada e os meninos pequeninos precisam de proteção especial”, referiu.

Populares