14.9 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Dr. Manuel Murta homenageado pelo Hospital de Évora

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) prestou no passado sábado, dia 17 de fevereiro, homenagem ao Dr. Manuel Virgílio Gonçalves Murta, antigo Diretor do Serviço de Dermatologia, e um profissional incontornável na história da Dermatologia no Hospital do Espírito Santo de Évora, E.P.E.  e Alentejo, atribuindo o seu nome à Consulta Externa do Edifício do Patrocínio.

A informação avançada pela Unidade Local de Saúde, dá conta que este gesto simboliza a gratidão da ULSAC e o respeito que o Dr. Manuel Murta conquistou entre pacientes, colegas e demais colaboradores ao longo de décadas de serviço. A cerimônia contou com os familiares e dezenas de colegas e amigos.

Recorde-se que o Dr. Manuel Virgílio Gonçalves Murta iniciou a sua carreira como Assistente Hospitalar de Dermatologia em 1987 e consolidou-se como referência clínica ao longo dos anos. Em todos os momentos da sua atividade demonstrou não apenas competências técnicas excecionais, mas também um caráter gentil e uma dedicação extraordinária à Dermatologia – especialidade na qual teve um papel fundamental, tanto no Hospital como no panorama nacional. Prova disso, é que, na década de 90, foi pioneiro na implementação e divulgação da telemedicina, em estreita colaboração com os Cuidados de Saúde Primários  do Alentejo e Algarve.

Mesmo após a sua aposentação, em setembro de 2022 por limite de idade, manteve-se a sua atividade clínica e formativa no HESE continuando assim a contribuir para o enriquecimento contínuo do serviço de Dermatologia.

Esta homenagem é mais do que o reconhecimento de uma carreira notável: é um tributo a um profissional exemplar que, através da sua competência e humanismo, deixou uma marca indelével por onde passou.

Populares