32.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Julho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

dstsolar vence concurso de 4 milhões para centrais solares Flutuantes da EDIA no Alentejo.

A dstsolar, empresa do Grupo DST especializada em energia solar, venceu recentemente o concurso público EDIA Flutuante. A empresa será responsável pela construção de uma nova empreitada de energia solar flutuante, semelhante à realizada em 2020 para a EDIA no Reservatório de Cuba Este, em Beja, Alentejo. Desta vez, o projeto abrangerá cinco albufeiras diferentes: Reservatório de Ferreira, Reservatório 4 Monte Novo, Barragem do Penedrão, Barragem de Pias e Barragem das Almeidas, com um valor total de cerca de quatro milhões de euros.

Segundo a dstsolar, estas cinco centrais fotovoltaicas deverão alcançar uma produção anual de 7,9 gigawatts-hora, evitando a emissão de 1.455 toneladas anuais de dióxido de carbono para a atmosfera.

A obra deste investimento verde, com forte racional económico, ficará concluída em 11 meses e contará com 7.864 módulos fotovoltaicos, 1.455.052 kg/ano de emissões de CO2 evitadas, 4.521,8 kWp de potência instalada e 7.907.892 kWh/ano de energia produzida.

Além dos benefícios ambientais, esta operação contribuirá para a redução da incidência da luz nos reservatórios, limitando o crescimento de algas e melhorando a qualidade da água. Também ajudará a diminuir os custos com a limpeza de filtros e reduzirá a evaporação, resultando em menores custos operacionais na distribuição de água.

Populares