37 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

EDIA atualiza ortofotomapas de Alqueva numa área de cerca de 1 milhão e 410 mil hectares!

 

Já está disponível a atualização dos ortofotomapas de Alqueva, referente a voos efetuados em 2022, cobrindo toda a área do EFMA – Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, cerca de 1 410 000 hectares (14 100 km2).  

Trata-se de informação de elevada resolução, onde cada pixel da imagem representa 25 cm no terreno, o que possibilita monitorizar o território com um detalhe não disponível noutras fontes de informação, permitindo à EDIA acompanhar a evolução da atividade agrícola e a construção e entrada em operação dos novos perímetros de rega afetos a Alqueva. 

Os ortofotomapas, à escala 1:5000, foram obtidos a partir de 13.465 imagens aéreas com uma altura média de voo de 2.680 m e, tal como em 2020, são disponibilizados em duas coberturas, uma com cor verdadeira e outra de “falsa-cor” com banda de infravermelhos. 

Estes ortofotomapas são frequentemente procurados por beneficiários e investidores do EFMA para implementação de projetos agrícolas, sendo igualmente uteis na gestão de uma exploração agrícola, no planeamento, em avaliações prediais, entre outras aplicações. 

Ao disponibilizar gratuitamente os seus dados geográficos, a EDIA continua a apostar na promoção do desenvolvimento económico e social do espaço Alqueva.  

Os dados podem ser redistribuídos e usados para qualquer fim, desde que se cumpram determinados requisitos, nomeadamente informação sobre a sua origem e propriedade e sobre eventuais alterações que tenham sido efetuadas, entre outros. 

Os Dados Alqueva podem ser descarregados no site da EDIA, em: https://www.edia.pt/pt/o-que-fazemos/apoio-ao-agricultor/dados-geograficos/ 

Populares