4.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

EDIA realizou workshop final do projeto “Viver o Clima no Baixo Alentejo” (c/fotos)

CIMBAL

Segundo comunicado envido pela CIMBAL à nossa redação, decorreu no dia 18 de abril de 2023 pelas 14:30 horas, no Auditório da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A., o Workshop Final do projeto “Viver o Clima no Baixo Alentejo”.

Durante este Workshop Final, dinamizado pela CIMBAL em parceria com EDIA, foram apresentados os resultados do projeto Viver o Clima no Baixo Alentejo, o qual integrou a implementação no terreno de medidas ambientais, previstas no PlAACBA – Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Baixo Alentejo, em 8 concelhos (Aljustrel, Alvito, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo, Moura, Serpa e Vidigueira) que, simultaneamente, integram a CIMBAL e a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, EFMA.

A sessão de abertura teve a participação do, Presidente do Conselho de Administração da EDIA, José Pedro Salema e do Primeiro Secretário da CIMBAL, Fernando Romba. Durante a sessão foram apresentados os projetos desenvolvidos pela CIMBAL, sob o tema “Baixo Alentejo – Território Sustentável”. A Engª., Diretora do Departamento de Impactes Ambientais e Patrimoniais da EDIA, Luísa Pinto, apresentou as atividades desenvolvidas pela EDIA, sob o tema “O EFMA e o Ambiente – Construir o Futuro” à qual se seguiu o Dr., técnico superior de Ambiente da CIMBAL, Rui Silva com as atividades desenvolvidas ao longo do projeto “Viver o Clima no Baixo Alentejo”, destacando os seus benefícios ambientais, sociais e económicos, nomeadamente enquanto poderoso meio de combate às alterações climáticas.

A mesa-redonda sobre as “Vantagens e benefícios para a Agricultura e o Ambiente” contou com a moderação do Diretor Regional da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo (ARH-Alentejo), André Matoso. e foram debatidas as alterações climáticas e os desafios para o setor agrícola, assim como as medidas políticas e económicas implementadas. Esta mesa-redonda redonda teve como convidados representantes da Herdade de Moncorvo, da Herdade das Marzalonas e da Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal.

A sessão de encerramento foi efetuada por Fernando Romba (CIMBAL), pelo Pedro Gomes, dos Serviços de Prospetiva e Planeamento/EEA Grants Unit e, pelo José Godinho Calado, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo.

O Projeto Viver o Clima no Baixo Alentejo, promovido pela CIMBAL em parceria com a EDIA, é financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants.

 

Fotos: CIMBAL

Fonte: CIMBAL

Populares