13.7 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Professores da Universidade de Évora nomeados para Conselhos da Fundação para a Ciência e Tecnologia!

 

No passado dia 19 de abril foi conhecida a composição dos novos Conselhos Científicos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), numa sessão que decorreu no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e contou com a presença da Ministra, Elvira Fortunato, e do Conselho Diretivo da FCT. Três dos quatro órgãos consultivos integram professores da Universidade de Évora. Miguel Bastos Araújo, Professor do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora e responsável da Cátedra Rui Nabeiro – Biodiversidade foi nomeado coordenador do Conselho Científico das Ciências Naturais e do Ambiente, enquanto que Rita Payan Carreira, Professora do Departamento de Medicina Veterinária e investigadora no Comprehensive Health Research Centre (CHRC), da Universidade de Évora, integra o Conselho Científico das Ciências da Vida e da Saúde. Maria de Fátima Nunes, Professora do Departamento de História e coordenadora do pólo do Instituto de História Contemporânea na Universidade de Évora (IHC-UÉ) dedicado à investigação em História da Ciência, da Tecnologia e do Ambiente, integra o Conselho Científico das Artes, Humanidades e Ciências Sociais.

Nesta primeira reunião foi dada a conhecer a missão e atribuições deste órgão consultivo, apresentada a atual estrutura da FCT e os novos programas de financiamento, bem como as alterações implementadas em instrumentos de financiamento já existentes, visando abranger uma maior valorização e diversidade de percursos científicos. Foram também partilhados os atuais desafios e prioridades da FCT, para os quais o Conselho Diretivo conta com o aconselhamento e recomendações dos Conselhos para a área da Ciência e Tecnologia” anunciou a FCT.

Os Conselhos Científicos constituem um órgão consultivo de apoio ao Conselho Diretivo da FCT, com um papel de extrema relevância ao nível de aconselhamento estratégico e recomendações sobre o desenvolvimento, implementação e adequação de programas de apoio à ciência e tecnologia. Estes estão divididos de acordo com os seguintes domínios científicos: (i) Ciências Exatas e da Engenharia, (ii) Ciências da Vida e da Saúde, (iii) Ciências Naturais e do Ambiente e (iv) Artes, Humanidades e Ciências Sociais. Os conselhos reúnem um total de 46 membros que cobrem as diferentes áreas do conhecimento e incluem elementos da comunidade científica nacional, bem como investigadores portugueses afiliados em instituições estrangeiras. Na sua constituição foi ainda tida em consideração a diversidade institucional, geográfica e o equilíbrio de género.

Populares