23.2 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Junho 12, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Em Santo Amaro (Sousel) cumpriu-se a tradição com a Bênção do Gado. “É o melhor que o Alentejo tem, é do campo que tiramos o nosso sustento”, diz Nélio Painho (c/som e fotos)

Como manda a tradição, em Santo Amaro voltou a benzer-se o gado, cumprindo-se uma das mais antigas tradições da aldeia do concelho de Sousel.

À semelhança do ano passado a Bênção foi organizada pela Associação Cultural e Desportiva de Santo Amaro, com o apoio da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Sousel.

A iniciativa, integrada num vasto programa, teve início pelas 8h00 do dia 9 de maio, com a chegada da Banda União da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense, seguindo-se um passeio equestre e às 9h45, inauguração da 3ª Festa do Bolo Branco, Atividades Económicas Artesanato e do Campo.

Às 10h30, celebração da missa solene na igreja da aldeia e no final procissão em direção ao local da Bênção do Gado, onde desfilaram ovelhas, cavalos, vacas e alguns animais de estimação no corredor improvisado pelos populares, para receberem a bênção do pároco.

A Rádio Campanário voltou a marcar presença para reportar a iniciativa e falou com o presidente da Junta de Freguesia de Santo Amaro, Nélio Painho que referiu que a iniciativa resulta da união do povo “para cumprir a tradição, este ano com algumas particularidades como é a decoração e aliada mais uma vez à nossa tradicional festa do Bolo Branco”.

Nélio Painho salienta que este ano estão mais animais presentes na Bênção do Gado, “600 ovelhas e 100 vacas”, para além “dos particulares que levam os seus animais de casa e os meninos da escola que vêm trajados a rigor na sua carroça ornamentada”.

O presidente da Junta de Freguesia de Santo Amaro diz ainda, “isto é o melhor que o Alentejo tem, o melhor que o nosso concelho tem e a nossa freguesia, isto une as pessoas em torno do campo, o campo é a essência do nosso viver, é daí que nós tiramos o nosso alimento e o nosso sustento”.

 

Populares