A Boutique hotel Dá Licença, situada em Estremoz, foi criado por dois estetas, conhecedores e colecionadores de arte, é descrito como um lugar raro, esculpido meticulosamente com o mármore da região, e está em destaque na rúbrica Boa Cama, Boa Mesa do Expresso.
Localizado no Outeiro das Freiras, a 7 km de Estremoz, tem o perfume do campo, o aroma a flores de laranjeira e uma piscina em forma de lua cheia, conforme descreve a reportagem.
Os quartos possuem terraços onde é possível sentir a fusão arrebatadora entre natureza e arquitetura.
Estando localizado em Estremoz, para os proprietários, Franck Laigneau e Vítor Borges era óbvio que o projeto tinha de ter uma forte ligação ao mármore.
Conforme refere a resportagem do Expresso, neste espaço é possível ver lavatórios esculpidos manualmente, assim como mesas de apoio, desenhadas pelos próprios, e magníficas banheiras ganharam forma no local, depois de os blocos de mármore serem colocados na zona onde nasceriam duas das cinco suites generosa.
O espaço tem três edifícios por onde se distribuem as zonas sociais, as cinco suites e quatro quartos.
A reconstrução das casas da propriedade de 120 hectares, com vista para a Serra D’Ossa, castelos de Estremoz e Evoramonte, durou 5 anos e foi possível estudar bem o sol, o vento, mas também a posição de cada objeto de arte, criando ambientes com ligação à região e “lugares-surpresa” para os hóspedes, que cada dia descobrem novas peças para apreciar nas zonas comuns, seja uma escultura, um quadro uma peça de cerâmica ou um livro.
Além da natureza e da arquitetura, um terceiro eixo, de grande relevo, completa o conceito idealizado por estes dois homens.
O desejo de maior contacto com a natureza, mas também de grandes espaços, tanto exteriores como interiores, foi o que levou os proprietários à escolha deste local em Estremoz para implementar o projeto das suas vidas.
O cuidado com a natureza e jardins acontece em toda a propriedade, seguindo por um passadiço, encontram-se figueiras, mas também algodoeiros.
O antigo lagar da propriedade onde a comunidade religiosa do Convento de Estremoz tinha uma exploração agrícola até aos anos 80, foi reconstruído e convertido em galeria de arte privada para os hóspedes.
O Dá Licença tem ainda a suite Sunset, com vista 360º para o campo e um terraço privado que convida ao romantismo assim como o Brazier, um quarto com braseira exterior para admirar os céus do Alentejo à volta da fogueira .
O projeto de arquitetura do Dá Licença é da autoria do ateliê local Procale.
O Dá Licença foi premiado em 2020 com uma Chave de Prata, pelo guia Boa Cama Boa Mesa.
Fotos/créditos: Boa Cama Boa Mesa-Expresso/Dá Licença