21.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Eurocidade apresenta duas candidaturas que prevêm financiamento europeu na ordem dos sete milhões de euros (c/som e fotos)

As candidaturas da Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior à convocatória do Interreg V-A, foram apresentadas esta terça-feira, dia 1 de março, às 10h30, no Centro da Ciência do Café, na Herdade das Argamassas, no concelho de Campo Maior.

A cerimónia contou com as presenças do alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso e dos presidentes das Câmaras Municipais de Elvas e Campo Maior, nomeadamente Nuno Mocinha e Ricardo Pinheiro.

 As candidaturas envolvem o Projeto GURA (Guardiães da Raia) e o Projeto EUROBEC (Construindo a Eurocidade). O GURA prevê ações sobre o património de Badajoz, Elvas e Campo Maior, para lá de ações conjuntas. O EUROBEC inclui estruturas de governabilidade da Eurocidade, criação de uma agenda cultural comum da Eurocidade e microações de cooperação.

A  Rádio Campanário acompanhou a sessão e esteve à conversa com o alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso, que nos falou sobre os benefícios destas candidaturas revelando que está ser construido “um futuro conjunto que certamente nos trará  mais oportunidades”. Salienta que “ há um provérbio africano que considero que se aplica neste contexto que defende que se caminharmos sozinhos seremos rápidos, se formos acompanhados chegaremos mais longe”.  

Instado a comentar a consequente dinamização do turismo nas três regiões que poderá adevir desta candidatura, Francisco Fragoso, assegura que “ é difícil encontrar um território que tenha tamanha concentração de monumentos históricos, portanto, seremos a grande referência das fortificações abaluartadas de toda a raia hispano-portuguesa”. Para além deste factor” temos também uma capacidade hoteleira superior a três mil camas para recebermos turistas”.

O presidente campomaiorense, Ricardo Pinheiro, felicita esta iniciativa afirmando que “ Campo Maior está grato com esta integração na Eurocidade”. Destaca que tentaram “perceber de que forma poderiamos potenciar e lucrar com um projeto que passava pela criação de uma região comum a estes três concelhos e foi com a recuperação e promoção turística da fortificação de Ouguela que sinalizamos a nossa entrada”.

Para Ricardo Pinheiro “estas candidaturas pretendem desenvolver um trabalho transversal a toda a sociedade em prol da anulação da linha histórica que tem separado os dois países, no sentido de percebermos que Espanha e Portugal cada vez mais se devem fundir num objetivo comum”.

Expressa ainda que “é com passos como estes que fazemos a aproximação entre os habitantes de doís países diferentes”.

Segundo o autarca de Elvas, Nuno Mocinha,” estas candidaturas conjuntas que estão alicerçadas na recuperação do património visam também facilitar a relação entre estes três concelhos e o mundo”.

Adianta-nos que “inicialmente iremos proceder a um conjunto de arranjos dos troços que irão integrar a muralha situada junto à Avenida de São Domingos”.

Questionado sobre o possível aumento de turistas no concelho , Nuno Mocinha, refere que “um dos pilares da nossa região assenta precisamente no setor turístico e com estas candidaturas é posto em evidência o nosso objetivo de atrair mais visitantes de modo a que todos possam obter mais rendimentos que certamente resultaram na riqueza do nosso concelho”.

O  montante total do investimento do projeto conjunto da Eurocidade é de 968.500.00 euros, que será financiado por fundos comunitários em 75% do valor global, tendo uma contrapartida nacional na ordem dos 242.125 euros.

Populares