15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Associação Pão e Paz passa por dificuldades, ainda assim serve mais de 300 refeições a pessoas carenciadas (c/som)

A Associação Pão e Paz enfrenta problemas de espaço e do foro financeiro limitando o número de utentes. A instituição particular de solidariedade social (IPSS) serve diariamente, na sua sede em Évora, cerca de 300 refeições por dia num espaço de reduzida dimensão, sem condições para que os utentes possam desfrutar das refeições sentados, na sua maioria, a comida é embalada e destinada a sem- abrigos, famílias numerosas,idosos e desempregados.

A associação foi formada por um grupo de cristãos, em 2001, com a missão de fornecer uma refeição diária aos mais carenciados. As instalações da atual sede  na Rua do Penedo foram cedidas pelo o propriétário José Flamínio Roza para que a instituição pudesse prestar este auxílio junto dos mais necessitados. Ao longo do ano são desenvolvidas várias atividades como a venda e exposição de obras de arte com o objetivo de angariar dinheiro para servir os que mais carecem.

A Rádio Campanário esteve à conversa com a diretora da Associação Pão e Paz, Maria Teresa Caetano, que falou sobre a situação precária que a instituição atravessa revelando que “vemo-nos aflitos para comprar o que necessitamos e para pagar os ordenados dos funcionários sendo que a procura é cada vez maior, atualmente, temos155 utentes que também nos solicitam para ajudar a pagar os medicamentos mas não conseguimos dar resposta a toda a gente. Adianta ainda que “apesar de sermos uma IPSS aprovada em Diário da República  ainda não obtivemos nenhuma ajuda da Segurança Social.”

A diretora da Associação Pão e Paz revela que “dispomos de um espaço muito reduzido no qual já fizemos obras, contudo, não reúne as condições necessárias para receber os utentes.”

Maria Teresa Caetana, refere-se à Câmara Municipal de Évora assegurando que “é um município com muitas dificuldades, visitam-nos várias vezes e apoiam-nos sempre que podem disponibilizando alimentos das escolas ou de outras iniciativas mas nós não temos onde os armazenar.”

Para além de fornecer o almoço aos utentes a A Associação Pão e Paz disponibliza ainda uma ceia que inclui sopa,pão e fruta (consoante a possibilidade).

Populares