30.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Julho 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora em destaque nas celebrações do Dia Nacional dos Cientistas

turismo.eurodicas

A cidade de Évora vai estar em destaque nas celebrações do Dia Nacional dos Cientistas, no dia 16 de maio, com o ciclo de conferências “Caminhos do Conhecimento” e atividades em diversos locais, revelou hoje a organização.

“O evento mais importante no âmbito do Dia Nacional dos Cientistas vai decorrer este ano em Évora”, disse à agência Lusa o coordenador científico do Centro Ciência Viva (CCV) de Estremoz, Rui Dias.

Segundo a Agência Lusa, e de acordo com CVV Estremoz, 

no distrito de Évora, que organiza o evento, o ciclo de conferências “Caminhos do Conhecimento”, em homenagem a Mariano Gago, vai decorrer no Palácio de D. Manuel, a partir das 14:00, e no encerramento está prevista a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

No mesmo dia, por toda a cidade, investigadoras e investigadores vão levar a ciência às escolas, às ruas e aos jardins.

O ciclo de conferências, com destaque para a participação do cientista Mark Maslin, da University College London (Reino Unido), conta também com a intervenção de vários cientistas portugueses.

A iniciativa inclui intervenções sobre “Grande História… Grandes Momentos… Que Ruturas”, “Descontinuidades do Conhecimento: Da Evolução Tecnológica à Evolução do Planeta”, “A Adaptação a Um Planeta em Mudança”, “Ciência, Educação e Conhecimento”, “Como Chegámos Até Aqui?”, “A Diversidade de Interpretar e Descrever o Mundo Que Nos Rodeia” e “Os Cientistas e a Cultura Científica em Portugal, Passado, Presente e Futuro”.

Atividades nas escolas da cidade, turismo científico em Évora, a Universidade de Évora com laboratórios de portas abertas aos jovens do ensino secundário da cidade, numa ação de ciência participativa e atividades no jardim do Palácio de D. Manuel são outras iniciativas a realizar no dia 16.

Segundo a organização, citada pela Lusa, 

o Dia Nacional dos Cientistas, que se celebra em todos os centros de Ciência Viva e museus de Ciência do país, pretende homenagear “as mulheres e os homens que se dedicam à ciência e contribuem com o seu trabalho para o progresso social assente na curiosidade, na criatividade, no pensamento crítico e no envolvimento de todos os cidadãos”.

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído pela Assembleia da Republica em 2016, em homenagem ao antigo ministro da Ciência José Mariano Gago, que morreu em 2015, tendo sido assinalado pela primeira vez em 2017.

 

 

 

Fonte: Agência Lusa

Populares