10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo recebe apresentação do livro “Biodiversidade Musealizada”

Na Quarta-feira, dia 27 de Abril, às 18h00, será lançado no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo o livro de Mariana Galera Soler, Biodiversidade Musealizada – Formas que comunicam.

Este é o 22º livro da coleção Estudos de Museus, uma parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural e a editora Caleidoscópio, que continua a alargar os horizontes das investigações incidentes em museus e em Museologia sob diferentes visões temáticas e autorais.

O livro incide sobre a museografia de museus de história natural e de museus científicos como meio de registo de práticas científicas e museológicas. A autora utilizou o conceito de biodiversidade num tempo de preocupações com a perda de habitats naturais e com o esgotamento dos recursos, partindo de uma pergunta para a análise de exposições: é possível musealizar a biodiversidade? Concluiu que vemos a biodiversidade sob a lente dos investigadores que compõem as equipas dos museus e sob as suas áreas de especialização. Verificou que, como visitantes, somos convidados a ser espectadores da natureza. Poderemos ver de outro modo?

Mariana Galera Soler, a autora, é licenciada em Ciências Biológicas e mestre em Museologia, com ambos os títulos obtidos na Universidade de São Paulo. A tese de doutoramento em História e Filosofia da Ciência, com especialização em Museologia, foi obtida na Universidade de Évora, resultando esta obra do desenvolvimento da tese. Atualmente é investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea – Pólo da Universidade de Évora e é gestora de comunicação do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedade desta Universidade.

Sara Albuquerque, a apresentadora do livro, é investigadora em História da Ciência no Instituto de História Contemporânea – Pólo da Universidade de Évora. Trabalhou anteriormente como investigadora de pós-doutoramento na mesma unidade de investigação, no Museu de História Natural de Londres e no Royal Botanic Gardens, Kew.

A coleção em que este livro se integra veio enriquecer o panorama editorial da área museológica em Portugal, constituindo hoje como um corpus bibliográfico essencial para os estudos e pesquisas de distintos domínios disciplinares, abarcando temas muito variados desde a história dos museus e das exposições, o colecionismo, a museografia, até à mediação digital, a educação e a Museologia biográfica, entre outros.

Fonte: Nota de Imprensa

Populares