23.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Julho 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora – “No nosso bairro dança-se”, o projeto da PédeXumbo que põe todos a dançar! (C/ Fotos)

PédeXumbo

“No nosso Bairro Dança-se”, do “Bairro Celeiros” é o novo projeto da Associação PédeXumbo em Évora.
O primeiro passo deste baile entre ruas, largos e praças, é o primordial. Um pé adiante do outro e começa a caminhada, como quem baila avançando pelas ruas do nosso bairro.
No  bairro Celeiros dança-se de 2 a 27 de maio, mas também se canta, nascem flores de papel, veêm-se filmes sobre danças e tradições, erguem-se mastros num espetáculo onde se apromete, experimentam-se passos entre os mandos de uma instalação artística. Também se conversa e aprendem-se músicas do coração do Alentejo.

Descobre-se que quem canta à varanda e, cá em baixo, baila-se  ao som da nova orquestra que nasce para celebrar o Bairro Celeiros.

 

De 2 a 27 de maio, o projeto BAIRRO CELEIROS vai trazer um ciclo de programação para toda a comunidade. Praças, largos, ruas e varandas serão os palcos das atividades que se querem participadas.

Este projeto nasce da vontade de criar um bairro como um todo participativo e interativo, no espaço geográfico já habitado pela PédeXumbo, com sede nos Antigos Celeiros da EPAC de Évora (Rua do Eborim). O projeto propõe mapear uma área da cidade de Évora. Do Rossio de São Brás ao Largo da Misericórdia, do Largo da Porta de Moura ao Largo de São Vicente, o projeto BAIRRO CELEIROS assume diferentes espaços como lugares de programação, encontros culturais, trabalho coletivo e participado e chega a praças, largos, esplanadas, mas também aos residentes, aos comerciantes, aos vizinhos culturais, aos que habitam este bairro.

Para esta edição a PédeXumbo lança o convite aos vizinhos e ao público em geral para que, em maio, participem num programa cultural preenchido com oficinas de saber fazer, dança, música, cante, instalações artísticas, performance, cinema, mini concertos em varandas, e para que venham sentir e viver o “nosso bairro”.

Informação e Fotos – PédeXumbo

Todas as atividades são de entrada livre e gratuita e decorrerão em diferentes espaços entre 2 a 27 de maio (ver programa completo).

Populares