12 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

FEPODABES lança campanha de doação de sangue para o verão!

Neste verão, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) está a fazer um apelo à população para que contribuam com a doação de sangue antes de partirem de férias. Sob o lema “Todos os dias são necessárias 1.000 unidades de sangue –Dê sangue neste verão”, a FEPODABES iniciou uma campanha de sensibilização hoje.

Num comunicado divulgado, a Federação realçou que, durante esta época, os níveis das reservas de sangue costumam ficar reduzidos. No entanto, este ano a situação é ainda mais crítica, uma vez que o país irá receber milhares de jovens para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que decorrerá em Lisboa de 01 a 06 de agosto.

Neste sentido, a Federação afirma que é de extrema importância aumentar as reservas de sangue para suprir as necessidades de diferentes grupos sanguíneos, principalmente devido à chegada de mais de um milhão de jovens vindos de vários países. O presidente da FEPODABES, citado no comunicado, ressalta a importância de todos os cidadãos, especialmente os jovens nacionais, fazerem a sua dádiva para prevenir eventuais necessidades inesperadas.

Alberto Mota enfatiza que doar sangue nesta altura do ano é fundamental, pois “os doentes hospitalizados não vão de férias”.

Para ser um dador de sangue, é necessário cumprir certas condições essenciais, como ter entre 18 e 65 anos (sendo que a idade limite para a primeira dádiva é de 60 anos), pesar igual ou mais de 50 quilos e estar saudável.

De acordo com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), os hospitais em Portugal precisam diariamente de 1.100 unidades de sangue e componentes sanguíneos. Por isso, a colaboração da população através da doação é crucial para garantir o fornecimento necessário para o tratamento de doentes e para situações de emergência médica.

Populares