15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Financiamento do Cineteatro: Município reclama 900.000 Euros à Companhia de Seguros.

O incêndio que deflagrou a 31 de julho no Cineteatro Florbela Espanca em Vila Viçosa, um edifício que estava em obras de reabilitação, causou prejuízos significativos levando ao adiamento da conclusão da obra prevista para final deste ano 2023.

A Rádio Campanário falou com o Presidente da Câmara, Inácio Esperança, a fim obtermos informações sobre o estado atual da reabilitação do edifício e o financiamento necessário após o incendio.

Inácio Esperança proferiu que, (…) a obra do Cineteatro já foi retomada, e os problemas com os seguros estão a ser resolvidos. Estamos a procurar uma verba para concluir a obra, e estamos a solicitar cerca de 900.000 euros à seguradora envolvida, este é um processo complexo, que envolve também os nossos serviços jurídicos.

Estamos empenhados em resolver esta questão, ainda não sabemos qual será a verba disponível, mas esperamos que os 900.000 euros que estamos a pedir aos seguros possam permitir concluir a obra.

O financiamento total necessário para a conclusão da obra é de 2.900.000 euros, até agora, já gastámos cerca de 1.900.000 euros desde o início das obras, se não fosse o incêndio, a obra estaria concluída neste momento. No entanto, ainda precisamos de 1.000.000 de euros para concluir o projeto.

Estamos a considerar utilizar fundos do quadro comunitário e os 900.000 euros dos seguros para financiar a sua conclusão. A obra foi transferida para o quadro de 2030, e já temos 200.000 euros atribuídos graças ao apoio de outros municípios que abriram mão de parte das suas verbas para nos ajudar. Acreditamos que, com estes recursos e outros possíveis financiamentos, poderemos concluir a obra.

Apesar das dificuldades, esperamos inaugurar o Cineteatro em junho de 2024, com a cerimónia de abertura prevista para julho de 2024.

O nosso principal desafio agora é lidar com os danos causados pela água durante o incêndio, pois o edifício tem muita humidade, para resolver este problema, vamos utilizar secadores e ventilação forçada para desumidificar as paredes de pedra e cal, de modo a garantir que os acabamentos sejam realizados dentro do prazo.

Populares