16.5 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Julho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Furtadas tintas para os preparativos das Festas de São Tiago Rio de Moinhos. Queixa apresentada na GNR de Borba.

Borba, 4 de Julho de 2024 – A Associação das Festas de São Tiago, em Rio de Moinhos, no concelho de Borba, enfrenta dificuldades após o furto de 105 litros de tinta, avaliados em 600 euros. O presidente da associação, Fernando, descreveu o incidente como um golpe duro para os preparativos das festividades, que este ano celebram o 50º aniversário.

“Para quem tem pouco, é muito,” lamentou o presidente da Associação. “A tinta furtada era essencial para a manutenção e pintura da nossa Praça de Touros, e representa um prejuízo significativo para o nosso orçamento já apertado.”

O furto ocorreu num anexo junto à Praça de Touros, um local de acesso restrito, sugerindo que os autores conheciam bem o local. “A tinta vermelha roubada é usada para pintar os rodapés e baias da Praça de Touros, o que é fundamental para as nossas celebrações taurinas,” explicou Fernando.

A associação apresentou uma queixa à GNR de Borba, mas não há indícios de quem possa ter cometido o crime. “É difícil apontar suspeitos, pois muitas coisas podem acontecer em 24 horas, e infelizmente não temos pistas,” afirmou o presidente da associação.

A situação é ainda mais frustrante devido ao histórico de incidentes semelhantes nos últimos três anos, incluindo o roubo de ferramentas e vandalismo de equipamentos utilizados para montar o arraial das festas. “Estamos todos aqui como voluntários, honrando a camisola e o património da nossa terra,” desabafou Fernando.

Apesar das adversidades, a comunidade de Rio de Moinhos tem mostrado solidariedade. “Recebemos apoio da população e de algumas entidades, incluindo a Câmara Municipal de Borba e a Junta de Freguesia, que estão cientes da situação e a nos ajudar no que podem,” relatou Fernando. “Algumas tintas já foram doadas para substituir as que foram furtadas.”

As festividades de São Tiago estão programadas para começar na próxima quinta-feira, com uma série de eventos que celebram a nossa tradição . “Temos um baile tradicional à moda antiga na quinta-feira, e de sexta a segunda teremos uma variedade de espetáculos, incluindo Sérgio Rossi, os Minhotos Marotos com Cláudia Martins, um tributo ao Abba e muito mais,” anunciou Fernando.

A Associação das Festas de São Tiago permanece empenhada em garantir que as celebrações ocorram conforme planeado, apesar dos desafios. “Estamos a fazer o nosso melhor para apresentar a Praça de Touros nas melhores condições possíveis e para receber todos os visitantes,” afirmou. “O apoio da população tem sido muito importante, e agradecemos de coração a todos que contribuíram.”

As festas, que culminarão na segunda-feira com apresentações musicais e um cortejo de cavalos em honra ao Santo Padroeiro, continuam a ser um símbolo de união e resiliência para a comunidade de Rio de Moinhos.

Populares