28.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

GNR promove semana do Combate à Contrafação!

A Semana do Combate à Contrafação é uma das várias atividades organizadas pela Grupo Anti Contrafação (GAC), da qual a GNR faz parte. Visa consciencializar a sociedade para o fenómeno da contrafação, da pirataria e para os danos económicos causados por este tipo de comércio ilícito, que neste ano decorre entre 6 e 10 de junho de 2022.

Portugal, no âmbito dos projetos EMPACT (European Multidisciplinary Platform Against Criminal Threats), assume o papel de Co-driver no plano de ação operacional da prioridade criminal dos crimes de propriedade intelectual, contrafação de bens e moeda, cabendo à GNR a responsabilidade nacional por esta prioridade, que visa combater e desmantelar redes criminosas envolvidos em crimes de propriedade intelectual e na produção, venda ou distribuição (física e online) de bens ou moedas falsificados, com foco específico em bens prejudiciais à saúde e segurança dos consumidores, ao meio ambiente e à economia da União Europeia.

No âmbito da Semana do Combate à Contrafação, a Guarda com a colaboração do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), promove várias ações de sensibilização em diversos estabelecimentos de ensino ao longo do território nacional.

Em 2021 a GNR, através das suas Unidades procedeu à apreensão de 229.266 artigos contrafeitos, visando-se desta forma, proteger a economia nacional, os agentes económicos, a segurança e saúde dos consumidores, pois este fenómeno implica a perda de milhões de euros em vendas e de milhares de empregos.

Populares