4.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Homenagem Póstuma a Salgueiro Maia em Castelo de Vide nas celebrações dos 50 anos do 25 de Abril.

Na próxima quinta-feira, Salgueiro Maia, a título póstumo, vai ser homenageado em Castelo de Vide, a localidade que o viu nascer e onde jaz. A iniciativa é da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH) A viúva de Salgueiro Maia receberá o prémio durante a cerimónia, agendada para as 15:00 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Vide, em Portalegre.

 A cerimónia contará também com António Pita, Hugo Pereira, presidente da APMCH, e José Miguel Noras, presidente do Conselho de Curadores dos Centros Históricos.

Em 1 de julho de 2021, a Casa da Cidadania Salgueiro Maia foi inaugurada nesta vila alentejana, resultado de um investimento de três milhões de euros. Localizado no castelo de Castelo de Vide, o museu abriga peças emblemáticas de Salgueiro Maia, incluindo o megafone usado em 25 de abril de 1974 para exigir a rendição de Marcello Caetano.

 Além do uniforme e capote militar de Maia, o museu exibe diversos objetos pessoais e profissionais do militar. Fernando Salgueiro Maia (1944-1992), figura central na Revolução dos Cravos, liderou a coluna militar que conduziu à queda da ditadura do Estado Novo. Nascido em Castelo de Vide, Maia expressou o desejo de ser sepultado nesta vila e de doar seu espólio ao município para fins museológicos. A entrega do prémio ocorrerá em simultâneo com a celebração do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, homenageando Alexandre Herculano, figura proeminente do municipalismo em Portugal, conforme explicado por Frederico Mendes Paula.

Populares