8.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Inicie a semana com um sabor único e descubra as deliciosas migas à Alentejana!

As migas à alentejana são um prato tradicional da cozinha portuguesa, originário  do Alentejo. Este prato é um excelente exemplo da culinária simples e rústica, mas cheia de sabor, típica desta região. As migas à alentejana são feitas principalmente com pão duro, geralmente pão alentejano, que é amolecido e depois esfarelado.

O processo de confeção começa por refogar alho e, por vezes, cebola em azeite até dourarem. Posteriormente, adiciona-se o pão esfarelado, que é envolvido no azeite e no refogado, absorvendo os sabores. Frequentemente, junta-se água ou caldo para ajudar a amolecer o pão e torná-lo numa mistura homogénea e macia.

As migas podem ser enriquecidas com vários ingredientes, como coentros, carne de porco, espargos ou peixe. Uma variante muito popular inclui carne de porco frita, conhecida como migas com carne de porco. O prato é  servido como acompanhamento de carnes, especialmente de pratos de porco, mas pode também ser apreciado sozinho como uma refeição leve.

Este prato reflete a criatividade dos alentejanos em transformar ingredientes simples e muitas vezes sobras, como o pão duro, em algo delicioso e reconfortante. As migas à alentejana são um exemplo perfeito da cozinha de aproveitamento, que é uma característica marcante da culinária portuguesa.

Populares