33.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Julho 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Marco na afirmação de Portugal como Nação: Ourique comemora 884 anos da “sua” Batalha!

 

A Batalha de Ourique de 25 de julho de 1139 é um marco na afirmação de Portugal como Nação e na projeção da Portugalidade, do Ser Português.

A data é assinalada esta terça-feira, e o Município de Ourique vai comemorar o 884º aniversário da Batalha através de um conjunto de iniciativas de convergência entre o passado, o presente e o futuro, sempre com o foco nas pessoas e no território, contando com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e ordenamento do território, Carlos Miguel, que visitará obras em curso e inaugurará a requalificação urbana da Praça Padre António Pereira, em mais uma intervenção de valorização do espaço público concretizada no concelho.

As Comemorações da Batalha de Ourique integram as seguintes iniciativas:

09H00 Hastear da Bandeira Nacional e cante do Hino de Portugal

Crianças do ATL de Ourique

Edifício Passos do Concelho

10H30 Tintas e pincéis com tema Batalha de Ourique – Ateliê de Pintura de Elisa Alves

Crianças dos 6 aos 12 anos

Biblioteca Municipal de Ourique

19H00 Cerimónia de Inauguração da Requalificação Urbana da Praça Padre António Pereira

19H30 Momento Musical com Guilherme Colaço, João Nobre e Miguel Gil.

Ourique, adianta a Autarquia, orgulha-se de estar inscrito nessa página da História de Portugal que reconfirmou a ambição de sermos Nação, com uma população, regras próprias e um território. Invocar o impulso de D. Afonso Henriques na Batalha de Ourique nos seus 880 anos, é não apenas relembrar a bravura do seu exército perante a desproporção das tropas em presença, mas também a importância do território para a afirmação da identidade e da soberania.

Populares