34.8 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ministro do Ambiente, no discurso de encerramento do “Water World Forum For Life”.

João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática esteve presente, na sessão de encerramento deste ciclo das conferências, deixamos algumas ideias gerais das mensagens que transmitiu:

“O grande desafio das próximas décadas, é usar de forma muito poupada, criteriosa, muito parcimoniosa, os nossos recursos, particularmente o recurso água! Água é vida, para todas as espécies. A água é essencial para a vida, não só dos seres humanos, mas de todas as espécies”, refere.

Continua afirmando que “Portugal fez um caminho muito significativo ao longo de décadas … com algumas alterações, que existem sempre, mas desde há muitos anos que tem feito um investimento muito consistente, naquilo que agora se chama o serviço urbano da água e que já conseguimos passar de 50% de água segura da torneira, para 90% de água segura da torneira”.

Da mesma forma, continuar “Portugal aumentou o número de bandeiras azuis nas praias, não foi a água que melhorou, foi o tratamento dos esgotos que melhorou muito”, referindo-se à importância do tratamento de águas.

“Portugal é o segundo país da Europa que tem mais bandeira azuis em praias fluviais… é essencial nós cuidarmos de toda a nossa rede hidrográfica e recursos hídricos, sejam eles subterrâneos ou superficiais.”

Apesar de todas as melhorias, ainda “Há muito a caminhar no que diz respeito às massas de água. O abandono dos campos levou a alguma falta de cuidados, e desleixo, e é função dos organismos públicos cuidar disso”.

Afirma ainda que: “Melhorar os solos é a melhor forma de nos podermos adaptar, reduzindo a utilização de compostos químicos, pois, o que o solo precisa é de matéria orgânica”.

“Há uma coisa que, de facto, não se inventa, que é “mais água”. A reutilização de águas residuais é essencial, o esgoto tratado é água para um vasto conjunto de utilizações e temos sempre que ser mais eficientes”. – Refere, relativamente ao reutilização e uso eficiente de água. – Termina.

Populares