9.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 4, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

 Monumento de homenagem aos combatentes ingleses que morreram e foram sepultados em Vila Viçosa.

A Rádio Campanário falou com o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Dr. Inácio Esperança, sobre a inauguração de um novo monumento que ocorrerá no dia 15 de maio. Este evento visa homenagear todos os ingleses que lutaram durante as invasões francesas, não apenas em Vila Viçosa, mas em toda a região.

O autarca destacou a importância histórica de Vila Viçosa na guerra peninsular, realçando “que Vila Viçosa tinha o maior cemitério de ingleses da Península Ibérica”. Explicou ainda que, por decisão do Rei de Portugal, foi estabelecido um hospital de sangue no rés-do-chão do Paço Ducal para atender os feridos da guerra, não só de Portugal, mas também de algumas regiões de Espanha.

“Em Vila Viçosa, havia um hospital de sangue, este hospital funcionou nos rés -do -chão do Paço Ducal, que recebia todos os feridos da guerra peninsular, todos os feridos desta região, não só aqui de Portugal, como até de algumas zonas de Espanha, e os ingleses que faleciam eram aqui enterrados em Vila Viçosa,” revelou o presidente.

O presidente destacou a importância de recordar aqueles que ajudaram Portugal a manter a sua soberania e independência. A cerimónia de inauguração contará com a presença de altas figuras, incluindo o embaixador inglês, e coincidirá com o lançamento de um livro bilíngue que documenta a história e os acontecimentos da época.

“No dia 15 de maio vai ser inaugurado em Vila Viçosa, o dia em que vamos recordar todos os ingleses que lutaram durante as invasões francesas, não só em Vila de Viçosa, mas em toda a região, e que foram sepultados aqui em Vila Viçosa. Tivemos aqui três cemitérios de inglês, dos quais não há memória, apenas há memórias escritas e físicas do exército, mas queremos recordar essa localização e esses cemitérios,” concluiu Dr. Inácio Esperança.

Populares