34.8 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Vila Viçosa encerra estradas e caminhos de acesso a pedreiras por imposição da DGEG (c/som)

Após a derrocada da antiga estrada que ligava Borba a Vila Viçosa, muitas tem sido as fiscalizações feitas a estradas e caminhos de acesso a pedreiras. Algumas estradas têm visto a sua circulação alternada, como são os casos das estradas que ligam Vila Viçosa a Bencatel e Vila Viçosa a Pardais.

A Rádio Campanário teve conhecimento que alguns dos caminhos (de terra batida) que são usados nos acessos a pedreiras também se encontram em risco de ver a sua circulação condicionada ou até mesmo interdita. Nesse sentido procurámos saber junto de Manuel Condenado, em que ponto se encontra este assunto.

O autarca calipolense começa por referir que “já foi aprovado em reunião de câmara o plano de sinalização das pedreiras”.

Explicando depois que “numa primeira fase aprovámos com alguns condicionalismos”, justificados com “a preocupação em impedir determinado tipo de acessos que viessem a dificultar a atividade do setor dos mármores”.

O edil esclarece que “foi-nos imposto que o plano tinha de ser aprovado sem qualquer restrição”, sob pena de “qualquer risco e acidente que viesse a ocorrer, a responsabilidade recairia sobre o município de Vila Viçosa”.

O autarca refere deste já que “eventuais dificuldades de acessos terão de ser resolvidos pontualmente com os empresários”.

A Campanário questionou Manuel Condenado sobre quais os caminhos em risco, referindo o autarca que “são algumas estradas municipais, e caminhos de acesso a pedreiras, especialmente na zona da Lagoa”.

“É uma imposição Governamental que nos obrigou a aprovar o plano de sinalética”
Manuel Condenado

Manuel Condenado explica que “são acessibilidades para trabalhadores, para máquinas, para o setor em si”, garantindo novamente que “iremos encarar e estudar soluções alternativas para eventuais dificuldades que venham a surgir”.

“O setor já atravessa dificuldades, não lhe podemos criar dificuldades adicionais”
Manuel Condenado

O autarca calipolense refere que “os caminhos de acesso a algumas pedreiras vão ter de ser restringidos para a circulação”, o que poderá vir a criar problemas para o setor.

Populares