9.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Obra de recuperação da Muralha Fernandina de Évora concluída na próxima semana

A obra de recuperação e consolidação da Muralha Fernandina de Évora, Monumento Nacional desde 1922. que se iniciou no final de 2023, está prestes a terminar e deverá ficar concluída na próxima semana, segundo avança a Autarquia Eborense.

A intervenção ocorreu como resposta imediata à necessidade urgente de corrigir fissuras verificadas nos muros, consequência do processo de erosão e degradação natural. Os trabalhos decorreram com o sucesso esperado e em conformidade com as orientações dos especialistas responsáveis tanto pelo estudo prévio realizado como pelo respetivo acompanhamento.

A obra foi realizada sob a responsabilidade da “Monumenta”, empresa especializada na Reabilitação e Conservação do Património, pelo montante global de 118.000;00 €, verba com origem no Orçamento Municipal, ao abrigo do “Programa de Conservação e Valorização das Muralhas e do Sistema Defensivo de Évora”.

O processo de recuperação abrangeu a realização de trabalhos de consolidação, estabilização e restauro de pontos sensíveis da Muralha, que apresentavam sinais de degradação: foi o caso do cunhal localizado a sul da porta que conecta a Rua dos Penedos à Avenida de Lisboa, já concluído, e também uma parte do troço que envolve a Porta de Alconchel, esta com conclusão prevista para a próxima semana.

Apesar da obra agora realizada, Com vista à deteção atempada de eventuais pontos mais fragilizados, e ainda de acordo com o referido Programa, o Município de Évora irá manter a vigilância regular do estado de conservação destas muralhas.

Foto: Município de Évora

Populares